Como funcionam as gorjetas em Londres

Dar gorjeta em Londres não é apenas um aspecto cultural e tradição inglesa, é também uma forma de gratificar aqueles que estão prestando um serviço de forma eficiente em um estabelecimento. Em Londres, diferentes serviços sugerem uma porcentagem específica do valor da conta como gorjeta e o pagamento da mesma é opcional, porém optar por pagá-la é a escolha da maioria dos ingleses, a não ser que o serviço prestado não tenha sido de qualidade.

Gorjeta nos restaurantes

O valor da gorjeta opcional sugerido nos restaurantes de Londres é normalmente de 10 a 15% do valor total da conta. Muitos restaurantes já incluem o valor da gorjeta na conta, seguindo uma média padrão de 12,5% do total, portanto esteja atendo à sua conta para que não pague gorjeta duas vezes caso o valor já esteja incluso nela. Não é costume oferecer gorjetas em lanchonetes fast food ou no estilo takeaway.

Pubs e bares

Pagar gorjetas em pubs e bares não é algo comum em Londres, portanto fica a seu critério oferecer uma gratificação ao bartender caso tenha gostado muito do serviço. É comum encontrar nestes lugares os típicos tip jars, que normalmente são um pote de vidro destinado ao recebimento de gorjetas de qualquer valor que serão depois distribuídas entre os funcionários do estabelecimento.

Táxi

É comum e considerado um ato educado pagar entre 10 e 15% de gorjeta para os motoristas dos black cabs e mini cabs londrinos. Mas não se preocupe, não é necessário realizar um cálculo exato do valor da porcentagem sobre o total da corrida, normalmente oferece-se ao motorista como gorjeta um valor entre £1 e £5 como agradecimento pelo serviço prestado e isto já é visto com bons olhos.

Vale dizer que é comum também oferecer gorjeta para o porteiro ou valet do hotel no qual se está hospedado, lembrando mais uma vez que esta não é uma prática obrigatória. Os hotéis também normalmente incluem um valor de 10-15% na conta por serviços oferecidos dentro de suas dependências.

 

0 comments on “Como funcionam as gorjetas em LondresAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *