Drining Licence

Como tirar sua carteira de habilitação no Reino Unido

Para você que se mudou recentemente para Londres ou já vive na cidade há algum tempo e tem sentido falta da liberdade que somente a carteira de habilitação e possibilidade de dirigir o próprio carro pode proporcionar, trouxemos hoje algumas informações úteis para lhe auxiliar no processo de aquisição da carteira de motorista no Reino Unido.

Se você já possui uma carteira de habilitação do Brasil, saiba que é possível dirigir por até 12 meses utilizando a mesma, mas esteja atento para que a validade da sua carteira não vença durante este período. Após 1 ano, será então necessário seguir os passos que vamos listar a seguir de como adquirir sua carteira de habilitação inglesa, que são os mesmos para aqueles que não possuíam o documento no Brasil.

Carteira de Habilitação Provisória

O primeiro passo para sua carteira de habilitação definitiva é a solicitação de uma carteira de habilitação provisória (Provisional Driving Licence), algo que pode ser realizado após 6 meses residindo legalmente no Reino Unido com visto de estudante ou visto de residência. O processo é simples, basta ir diretamente ao Post-Office local ou à um posto do DVLA (Driver and Vehicle Licensing Agency) e preencher o formulário D1 (conforme pode ser encontrado aqui). Serão solicitados documentos que comprovem sua identidade e permissão de residência no Reino Unido (clique aqui para conferir), pagamento de uma taxa de £43 e então vem uma das partes mais complicadas: o formulário precisará ser assinado por um residente permanente do Reino Unido que possua uma carteira de habilitação, esta pessoa não pode ser parente nem alguém que viva no mesmo endereço que você.

A carteira provisória leva cerca de 3 semanas para ficar pronta  e com ela você terá permissão para dirigir carros desde que acompanhado por alguém maior de 21 anos e que possua carteira de motorista há 3 anos e também poderá dirigir motos de até 125cc (sem passageiro), neste caso será necessário realizar um curso de 1 dia de duração, o CBT (Compulsory Basic Training), que custa cerca de £120. Com a carteira provisória não é permitido dirigir em autoestradas e a placa de seu carro ou moto devem estar sinalizadas com o um sinal de “L” que significa Learner. Com a carteira provisória em mãos, você já poderá iniciar o processo para aquisição da sua carteira definitiva.

O Teste Teórico

O teste teórico pode ser agendado em um posto do DVLA e custará o valor de £23 tanto para carros de passeio quanto para motos, os valores podem variar caso esteja tentando adquirir habilitação para outros tipos de veículos (como trailers, ônibus, caminhões, etc), clique aqui para conferir. O teste contará com 50 questões de múltipla escolha, contando também com teste de percepção visual e leis de trânsito locais. É aconselhável adquirir um DVD instrucional ou mesmo realizar um curso online para se sair bem no teste. Se você não passar de primeira, pode realizar o teste novamente após 3 dias.

O Teste Prático

O temido teste prático pode assustar um pouco os brasileiros devido às diferenças na forma de dirigir (como a direção do lado direito), portanto, ainda que não sejam algo obrigatório, é aconselhável realizar algumas aulas práticas antes do teste. O valor do teste é de £62 para carros de passeio, e o tempo de duração do teste é de cerca de 40 minutos, dentro dos quais o examinador estará avaliando o seu desempenho ao dirigir, bem como perguntando questões sobre segurança e leis de trânsito. Uma vez aprovado, você já poderá solicitar a sua carteira de habilitação definitiva, que levará cerca de 4 semanas para ser entregue pelos correios.

 

0 comments on “Como tirar sua carteira de habilitação no Reino UnidoAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *