Quer investir em franquias no Brasil? Saiba quais são os setores que estão em alta

O segmento de franquias voltadas para prestação de serviços e comercialização de bens teve um aumento bastante positivo até o momento este ano. Somente no primeiro semestre de 2017 o mercado de franquias já havia sofrido um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2016.  
Caso você ainda não saiba o significado da palavra franquia (ou franchising), trata-se de uma estratégia de administração na qual um empreendedor, no caso chamado de franqueado, decide investir em uma marca, atuando com o comércio de serviços ou produtos que esta marca oferece, utilizando seus conceitos e se mantendo ligado à mesma através do pagamento de royalties.

Se você tem em mente realizar um investimento franqueando uma marca, vale a pena realizar uma boa pesquisa para saber quais setores de produtos e serviços estão em alta, visto que para ser um franqueado o investimento inicial pode ser alto contando os custos na compra de equipamentos, instalação e treinamentos.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento que mais cresceu no último ano foi o de Hotelaria e Turismo, que registrou um aumento de 31%, o segundo colocado foi o setor de Saúde, Beleza e Bem estar com crescimento de 17%. Outros segmentos que apresentaram crescimento e se mostraram boas opções de investimento foram os de Limpeza e Conservação com alta de 16%, seguido por Serviços automotivos com 8%, Alimentação com 6%, e os segmentos de Moda e também Casa e Construção com 5% de variação positiva. Já o setor de Entretenimento e Lazer teve uma queda de 10%.

O principal canal de venda das franquias, apresentando maior lucratividade e representando o maior número de unidades são as Lojas de rua, representando 65,9% das franquias, seguido pelas lojas e quiosques em Shopping Centers com 23% das unidades. O número de lojas virtuais e franquias baseadas em Home Office ainda é pequeno, representados por 5,3%.

Investir em franquias é uma tendência em alta não apenas no Brasil como em todo o mundo, 74,5% dos franqueados já possuem mais de uma loja neste estilo de administração, contribuindo para a melhoria de sua própria renda, gerando empregos e ampliando o alcance de marcas multinacionais.

0 comments on “Quer investir em franquias no Brasil? Saiba quais são os setores que estão em altaAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *